Palestrantes Confirmados

Alaércio Nicoletti

Alaércio Nicoletti

gerente pela Sustentabilidade e Melhoria Contínua no Grupo Petrópolis e professor de Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Engenharia de Produção. É o Gerente pela Sustentabilidade e Melhoria Contínua no Grupo Petrópolis e atua como professor da Engenharia de Produção na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem mais de 20 anos de experiência em empresas como Grupo Petrópolis, Valeo Sistemas Elétricos (Brasil e França) e Honda Automóveis.

Ana Letícia Senatore

Ana Letícia Senatore

gerente de Sustentabilidade da Vivo

Ana Letícia Senatore, gerente de Sustentabilidade da Vivo, com 12 anos de experiência em sustentabilidade empresarial e mudanças climáticas, se formou na 2ª turma de graduação da ESALQ em Gestão Ambiental, tendo realizado especialização em tecnologias ambientais pela Universidade de São Paulo. Desde 2019, ocupa a função de gerente de Sustentabilidade da Vivo, marca do grupo Telefônica no Brasil, respondendo pelos temas de meio ambiente, gestão de emissões de gases de efeito estufa, economia circular, selos e certificações ambientais. Sua trajetória profissional foi precedida de 10 anos na KPMG, atuando na coordenação de projetos de consultoria, auditoria de Sustentabilidade e responsabilidade corporativa junto a mais de 40 empresas e organizações de diversos setores econômicos.
Catherine Duvignau

Catherine Duvignau

CEO e fundadora da Toptrends

Catherine Duvignau é CEO e fundadora da Toptrends, empresa referência em projetos de intervenção urbana, responsabilidade social e detentora dos direitos de realização no Brasil da CowParade, considerada um dos maiores eventos de rua do mundo. A empresária, que chegou ao país em 1987, fez sua primeira incursão no empreendedorismo como sócia-diretora da produtora de som Studio REC, em Belo Horizonte (MG). Dez anos depois, já em São Paulo, se tornou sócia-diretora da agência By Design, empresa que passou a integrar o Grupo Newcomm – holding de agências de propaganda criada pelo publicitário Roberto Justus. Entre 1997 e 2004, a executiva também acumulou as diretorias de Novos Negócios e Relações Internacionais do grupo.

Em 2005, Catherine fundou a Toptrends com o propósito de promover cultura, causas e marcas através de ações de marketing cultural. A empresa completa 15 anos em 2021 e contabiliza inúmeros cases de sucesso, que resultaram em doações de mais de R$ 7 milhões para ONGs e institutos de diferentes áreas. Entre eles, estão as exposições Mônica Parade, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções; a Call Parade idealizada para a empresa Vivo; várias edições da Big Heart Parade (exposição de esculturas de coração); 13 edições da exposição CowParade; e, recentemente, a exposição itinerante 17 ODS para um Mundo Melhor.

Formada em Comunicação, Marketing e Letras Clássicas e Modernas pela Universidade de Dijon, Catherine também atuou como apresentadora dos programas Jazz da Rádio Gerais (MG) e do Bistrô Eldorado, focado em variedades e cultura, da Rádio Eldorado (SP).

Fabio Alperowitch

Fabio Alperowitch

sócio-diretor na Fama Investimentos

Fabio Alperowitch, é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com cursos de extensão na Universidade da Califórnia (Berkeley) e na Harvard Kennedy School. Iniciou sua carreira na Procter & Gamble e fundou a FAMA Investimentos em 1993, onde é responsável pela gestão do fundo de ações de empresas brasileiras, focado em companhias com responsabilidade social e aderentes às boas práticas de ESG. Desde o início, o fundo gerido pela FAMA Investimentos acumula um retorno de 21% ao ano. A FAMA Investimentos é certificada como “B Corp”.

No terceiro setor, é diretor do Instituto FAMA, do Instituto Brasil Israel, do Instituto Totós da Teté, conselheiro da WWF Brasil, da GRI Brasil do Capitalismo Consciente Brasil e do Museu Judaico. É também membro do grupo de trabalho do TNFD. Foi membro do Conselho de Administração de diversas companhias de capital aberto. Possui a certificação CFA – Chartered Financial Analyst.

Fernando Luciano

Fernando Luciano

diretor de Talentos da Vivo

Fernando Luciano, Diretor de Talentos da Vivo, já liderou times no segmento de serviços digitais, novos negócios e inovação. Durante sua liderança em serviços digitais desenvolveu produtos como Kantoo, Vivo Meu Show, Vivo Música by Napster, Vivo Meditação, Vivo Protege, Vivo NBA, entre outros. Foi membro do Comitê Wayra, iniciativa de inovação aberta e empreendedorismo da Vivo. No seu desafio atual, lidera o time de Talentos, que vem implementando soluções integradas de motivação e engajamento, transformação cultural, atração, retenção e diversidade; além da aceleração da inovação na área de Pessoas.
Gustavo Artese

Gustavo Artese

titular da Artese Advogados

Graduado pela Faculdade de Direito da UERJ. Master of Laws (L.L.M.) pela Universidade de Chicago. Professor de Direito e Tecnologia da Escola Politécnica da USP (2014/2019). Fundador do Fórum Equidata – Think Tank em Proteção de Dados Pessoais e Data Ethics. Chair, IAPP KnowledgeNet, São Paulo Chapter, 2016/2018. Fellow da Information Accountability Foundation – IAF no Brasil. Colaborador efetivo do Processo Legislativo da LGPD. Redator do Art. 50 (Boas-Práticas). Conforme indicado em exposição de motivos. Organizador e co-autor do livro “Marco Civil da Internet, Análise Jurídica sob uma Perspectiva Empresarial” – QL, 2015. Membro da International Technology Law Association – ItechLaw
Jacques Demajorovic

Jacques Demajorovic

professor do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro Universitário FEI, atuando na linha de Pesquisa em Sustentabilidade

Jacques Demajorovic é graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1994) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Foi coordenador do Curso e professor titular do Centro Universitário Senac. Foi coordenador dos Cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental (2001-2003) e do curso de Bacharelado em administração da Linha de Formação Específica em Gestão Ambiental e professor do Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão do Centro Universitário Senac (2003-2009). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro Universitário FEI, atuando na linha de Pesquisa em Sustentabilidade.

Josilmar Cordenonssi Cia

Josilmar Cordenonssi Cia

professor e pesquisador na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Josilmar Cordenonssi Cia, graduado em Economia pela FEA-USP, Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. Hoje é professor e pesquisador na Universidade Presbiteriana Mackenzie nas áreas de Finanças Corporativas e de Mercado de Capitais

Lilian Natal

Lilian Natal

sócia da Distrito e head de Marketing e do Distrito for Startups

Lilian Natal é sócia da plataforma de inovação aberta Distrito e head de Marketing e do Distrito for Startups, um dos maiores programas de aceleração do país, com 700 startups. É idealizadora do Community Summit Br, já realizou e foi mentora em várias edições do Startup Weekend e em diversos de programas de aceleração. Foi líder também do Silicon Drinkabout São Paulo e de outras iniciativas junto à comunidade Zeroonze Startups e é integrante do ALE – Programa Ambev de Líderes de Ecossistema de Startups.

Cofundou e foi CMO de duas startups, professora da pós-graduação EAD em empreendedorismo e inovação da HSM e foi Head de Comunicação, Marketing & Pesquisa na SPTuris, empresa de eventos que administra o Anhembi e o Autódromo de Interlagos.

É formada em Comunicação pela Umesp, tem especialidade em Marketing pela Ohio University, Pós-graduação em Teoria Psicanalítica pela Redentor e MBA em Negócios Estratégicos pela FGV.

Luiz Fernando Quaglio

Luiz Fernando Quaglio

Assessor de Investimentos Sustentáveis na Veedha Investimentos

Luiz Fernando Quaglio, na Veedha Investimentos, é responsável pela primeira Assessoria de Investimentos ESG para o varejo no mercado brasileiro com o propósito de contribuir para a democratização e expansão dos investimentos sustentáveis no país. É formado em Relações Internacionais pela Faculdade Rio Branco, Pós-graduando em Gestão da Sustentabilidade pela UFRJ, Finanças pela FGV e Ciência Política pela IUPERJ. Tem mais de 13 anos na gestão de carteiras de investimentos nos mercados imobiliário e financeiro.
Marcus Nakagawa

Marcus Nakagawa

coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS) e conselheiro da Abraps

Marcus Nakagawa é professor da ESPM; coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS); idealizador e conselheiro da Abraps; e palestrante sobre sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. Autor dos livros: Marketing para Ambientes Disruptivos e 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo (Prêmio Jabuti 2019).

Matheus Neto

Matheus Neto

support manager da Diebold Nixdorf

Matheus tem mais de 27 anos de experiência com a Diebold Nixdorf, trabalhando como gerente de produto e portfólio, gerente de segurança e com desenvolvimento de novos produtos. Se envolveu nos processos de certificações de reciclagem de tecnologia no Brasil e ajudou nas reduções de custos e aprimoramento de processos de projetos no país.

Rafael Gomes

Rafael Gomes

Diretor de Operações da Agrotools

Rafael Gomes é engenheiro da Computação (2007) pela Univap. Sócio Diretor da Agrotools. Possui 16 anos de experiência em soluções de informações geográficas (Geotecnologias), desenvolvimento de Banco de dados, geoportais web e análise espacial em projetos de consultoria em todo o Brasil e alguns países da América Latina, em projetos de diversos segmentos destacando Florestais, Logística, Utilities e Agronegócios. Tem proficiência certificada em Geotecnologias por um dos principais fabricantes do mundo, sendo um dos profissionais mais certificados do país.

Renata Campetti Amaral

Renata Campetti Amaral

sócia do escritório Trench Rossi Watanabe (TRW) e líder do grupo de prática de Meio Ambiente, Consumidor e Sustentabilidade.

Renata Campetti Amaral, sócia do escritório Trench Rossi Watanabe (TRW) e líder do grupo de prática de Meio Ambiente, Consumidor e Sustentabilidade e também lidera o Grupo de Indústria Consumer Goods & Retail na América Latina e coordena as iniciativas de sustentabilidade conduzidas pelo B-Green no Brasil. Presta assessoria em negociação com autoridades; revisão de aspectos ambientais de instituições e operações financeiras; análise regulatória e institucional e de controle ambiental; negociação e implementação de planos de remediação ambiental; licenciamento ambiental; aspectos jurídicos da proteção da biodiversidade; gerenciamento de crises ambientais; desenvolvimento de políticas e estratégias preventivas para empresas, além da negociação e redação de contratos para compra e venda de créditos de carbono.

Rodolfo Fücher

Rodolfo Fücher

presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software - ABES

Rodolfo Fücher é presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES, sócio fundador da FEMP Participações, membro do comitê consultivo Fintech da Bossa Nova Investimentos, membro do comitê de inovação e tecnologia do Hospital Alemão Osvaldo Cruz, e membro do conselho da SOFTEX.

Formado em Tecnologia da Informação pelo Mackenzie, pós-graduado em Marketing pela ESPM, e com cursos sobre governança corporativa pelo IBGC, estratégia digital pela Columbia Business School, macroeconomia global pelo MIT Sloan School of Management, venture capital pela Berkeley – Hass School of Business, neurociência pela Wharton School, governança e nova economia pelo GoNew, e convergência tecnológica pela Singularity University.

Rubem Duek

Rubem Duek

presidente da Associação Meu Futuro Digital

Rubem Duek é atualmente Presidente da Associação Meu Futuro Digital cujo propósito é transformar o Brasil no país do futuro da educação e do trabalho por meio da Tecnologia, cuja meta é duplicar a mão de obra em TI em 8 anos. Rubem trabalhou por 30 anos com empresas de Tecnologia da Informação como IBM, HP, Itautec e start-ups e tem experiência em consultoria, vendas, marketing, planejamento estratégico, inteligência de negócios e gestão da experiência do cliente. Graduado em Engenharia de Sistemas pela PUC-RJ, com MBA Executivo Internacional em Gestão Estratégica pela FIA-USP e cursos de extensão em gestão nas universidades INSEAD, Cambridge, LYON e Michigan.

Tonimar Dal Aba

Tonimar Dal Aba

consultor técnico na Zoho Corporation

Tonimar Dal Aba, Technical Consultant na Zoho Corporation, tem mais de 18 anos de experiência em gestão de projetos e operações de serviços de TI, desenvolvimento de novos negócios, de sistemas e gestão de equipes de suporte, de SLAs; gestão de serviços, compliance, segurança e melhores práticas PMI, ITIL e CobiT